quinta-feira, 29 de setembro de 2011

COMDICA ALERTA SOBRE CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA

   Os candidatos a uma vaga no Conselho Tutelar de Bagé devem prestar atenção sobre as normas da campanha eleitoral. 
  Ao receber a informação de que alguns já trabalhavam para cooptar eleitores, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) reuniu-se para tratar sobre a questão. O alerta é que a campanha realizada antes do dia 26 de outubro pode acarretar a desclassificação da disputa.
   A presidente do Comdica, Mislaine de Oliveira, destaca que a disputa eleitoral acontece em quatro etapas. A primeira foi o período para a entrega dos documentos que comprovassem as exigências burocráticas. A segunda trata de uma avaliação psicológica individual e deve ocorrer até o fim de setembro. "Frisa-se que a avaliação psicológica tem caráter eliminatório e o candidato que não obtiver perfil psicológico favorável não poderá prosseguir no certame", explica Mislaine.
   No entanto, a terceira etapa também precisa ser realizada antes da abertura da campanha eleitoral. Os candidatos precisam participar de um curso de capacitação de 40 horas na Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Após haverá aplicação de teste de aproveitamento, com posterior publicação do percentual de presenças e notas de cada candidato.
   Mislaine explica que a capacitação compreende matérias referentes à abordagem de crianças e adolescente vítimas de violência, bullying, sintomatologia de maus tratos e outros delitos. Ao término do mês de outubro, a partir do dia 26, inicia a campanha eleitoral, com possibilidade de entrevista coletiva de todos os candidatos aprovados para o pleito, bem como distribuição de santinhos em tamanhos regulados pelo Comdica. "Alertamos que, até o dia 26 de outubro, nenhum pré-candidato poderá iniciar sua campanha, sob pena de cassação de sua inscrição", informa a presidente. 
 
(Fonte: Jornal Minuano - 23/09/2011)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RECURSOS DEFERIDOS..

Lista oficial dos candidatos que tiveram seus recursos deferidos:

* Cleide Rolim da Silva Cimirro
*Renata Conceição Lopes Ojeda
*Lia Marinho Neves
*Ana Maria do Couto Ferreira
*Vera Lucia da Silva Brião
* Antônio Eliseu R. Ferreira
* Claudete Carrion
*Maria Cristina Mendes Tarouco
*Marcos Aurelio Gonçalves Belchior
*Suzete Vieira Lara Martins
*Veraci Hernandes Machado Brião
*Everaldo Cruz
*Ângela Amaral Pereira
*Jucleia Santana Ribeiro
*Maria Luisa R. Brignol Leite

Mislaine Rodrigues
Presidente do COMDICA - Bagé/RS

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RECURSOS..

           A Diretoria do COMDICA reuniu-se mais uma vez na tarde de hoje para tratar das eleições ao Conselho Tutelar. Dessa vez foi para efetuar o julgamento dos recursos impetrados pelos candidatos que tiveram suas inscrições não homologadas. Ao todo foram 31 candidatos. O resultado do julgamento encontra-se disponível na Sede do COMDICA, a partir de amanhã. Dos 31 candidatos, apenas oito tiveram seus recursos deferidos. O COMDICA estendeu o prazo de recurso até às 17h do dia 08 do mês em curso, quando então se encerrarão em definitivo qualquer possibilidade de recorrer. A maior dificuldade está nos atestados das entidades cadastradas no COMDICA. A Lei exige que além da comprovação do efetivo trabalho com criança e adolescente, pelo prazo mínimo de dois anos,  o candidato apresente três atestados de entidades cadastradas no COMDICA. O candidato pode, ainda, apresentar um atestado do MP ou do Poder Judiciário no lugar dos atestados antes referidos. Por sua vez, a entidade cadastrada no COMDICA deve atestar que conhece o trabalho daquele candidato e este, deve ser em caráter EFETIVO, não podendo ser um trabalho eventual ou casual. 
          A Diretoria do COMDICA já deixou, à disposição dos interessados, um modelo do atestado a ser apresentado pelo candidato, a fim de ter seu recurso deferido. 
          O COMDICA terá atendimento, amanhã, dia 06 de setembro, até às 11h30m, e na quinta-feira, dia 08, de manhã, das 09h até as 11h30m, e na tarde, das 14h às 17h. Após, haverá o julgamento final dos recursos. 
          Maiores informações pelo telefone (53)32423124.