Os candidatos a uma vaga no Conselho Tutelar de Bagé devem prestar atenção sobre as normas da campanha eleitoral.
Ao receber a informação de que alguns já trabalhavam para cooptar eleitores, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) reuniu-se para tratar sobre a questão. O alerta é que a campanha realizada antes do dia 26 de outubro pode acarretar a desclassificação da disputa.
A presidente do Comdica, Mislaine de Oliveira, destaca que a disputa eleitoral acontece em quatro etapas. A primeira foi o período para a entrega dos documentos que comprovassem as exigências burocráticas. A segunda trata de uma avaliação psicológica individual e deve ocorrer até o fim de setembro. "Frisa-se que a avaliação psicológica tem caráter eliminatório e o candidato que não obtiver perfil psicológico favorável não poderá prosseguir no certame", explica Mislaine.
No entanto, a terceira etapa também precisa ser realizada antes da abertura da campanha eleitoral. Os candidatos precisam participar de um curso de capacitação de 40 horas na Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Após haverá aplicação de teste de aproveitamento, com posterior publicação do percentual de presenças e notas de cada candidato.
Mislaine explica que a capacitação compreende matérias referentes à abordagem de crianças e adolescente vítimas de violência, bullying, sintomatologia de maus tratos e outros delitos. Ao término do mês de outubro, a partir do dia 26, inicia a campanha eleitoral, com possibilidade de entrevista coletiva de todos os candidatos aprovados para o pleito, bem como distribuição de santinhos em tamanhos regulados pelo Comdica. "Alertamos que, até o dia 26 de outubro, nenhum pré-candidato poderá iniciar sua campanha, sob pena de cassação de sua inscrição", informa a presidente.
(Fonte: Jornal Minuano - 23/09/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário