segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONSELHEIROS ELEITOS

No dia 27 de novembro, foram eleitos os seguintes Conselheiros Tutelares para o triênio 2012-2014:
- Vera Lúcia Brião;
- Maria Cristina Tarouco Nunes;
- Cleide Rolim Cimirro;
- Profª Ana Maria;
- Suzete Vieira Lara Martins;
Os demais permanecerão na suplência, sendo o primeiro suplente a pessoa de Everaldo Cruz.

Comissão Eleitoral.

sábado, 26 de novembro de 2011

AMANHÃ É DIA DE ELEIÇÃO

      Amanhã, então, será o dia de elegermos os candidatos que atuarão no Conselho Tutelar pelo triênio de 2012 a 2014. Os locais de votação estão em postagens mais antigas neste blog. NÃO ESQUEÇA de levar sua carteira de identidade e o título eleitoral para poder votar. As eleições encerram-se às 17h.
     Aos candidatos, está fechada a propaganda eleitoral, já é sabido, e é proibido carregar eleitores. Qualquer denúncia pode ser feita à Comissão Eleitoral, por escrito, juntando-se as provas, se houverem. 

Agradecemos e façam desta eleição um exercício de cidadania, respeito e colaboração para um futuro melhor aos nossos filhos, netos, sobrinhos, afilhados, enfim, às nossas crianças!

COMDICA BAGÉ. 

candidatos ao Conselho Tutelar

Angela Pereira

Profº Tierro

Maria Luiza B. Leite

Vera Brião


- Candidata: Ângela Amaral Pereira

- Formação profissional: Psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia pela Urcamp. Atuou no Centro Mathilde Fayad, CRAS e Creas.
- Linha de atuação: “Lutar pelos direitos da criança e do adolescente, no sentido de que os mesmos sejam prioridade na agenda política dos governos, e sejam respeitados e compreendidos como protagonistas de uma nova sociedade. Tenho como principal objetivo desenvolver ações para despertar a consciência de que o desrespeito, omissão e maus-tratos à criança e ao adolescente, constituem um obstáculo inaceitável em uma sociedade moderna que deve zelar pelo futuro dos seus. Já é tempo de entendermos a importância que há na grande missão, que é cuidar de nossas crianças e adolescentes. É na importância deste agente (o conselheiro tutelar), que me motivo a enfrentar o desafio de dedicar-me por inteiro a defesa destas pessoas, que merecem toda a nossa atenção, seja pelo básico preceito do respeito a vida humana, seja pela complexidade da mudança desta dura realidade social que nos assola. Estou pronta e anseio pela chance de fazer a diferença neste processo”. 




- Candidato: Antônio Ferreira (Professor Tierro)
- Formação profissional: Professor de Educação Física. Foi coordenador de Núcleo do Programa Esporte e Lazer entre 2006 e 2010. Atualmente atua na Escolinha de Futsal Justino Quintana.
- Linha de atuação: “Pretendo fazer com que o conselho tutelar tenha maior atuação no que se diz respeito à criança e ao adolescente, fazendo valer todos seus direitos e, principalmente, seus deveres. Proponho um conselho mais atuante, que não seja presente somente nas ocorrências e sim como forma de prevenção no trato com a criança e o adolescente”.




- Candidata: Vera Brião
- Formação profissional: Pedagoga. Participou da Pastoral da Criança DE 1996 a 2002. Integrou a coordenação da Pastoral do Menor, em Porto Alegre, durante três anos. Foi educadora do Move (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).
- Linha de atuação: “Proponho projetos curriculares, resgatando as crianças e os adolescentes em vulnerabilidade social para que, no horário inverso da escola, crianças e adolescentes possam ter atividades pedagógicas. Encaminhar projetos para a Secretaria de Educação, para incentivar as crianças e adolescentes a descobrir suas potencialidades. Implementar parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social para um atendimento mais abrangente junto às famílias das crianças e adolescentes do município, além de criar oficinas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. O cidadão do futuro é o que formamos no presente”. 




- Candidata: Maria Luiza Brignol Leite
- Formação: Professora, formada em Educação Física. Atuou na escola Espírito Santo, na rede municipal de ensino como alfabetizadora de jovens e adultos, na rede estadual nas escolas Félix Contreiras Rodrigues e Arthur Damé. Foi a primeira diretora da escola Leopoldo Mairon (CAIC). Atualmente trabalha como voluntária na Escola para Pais (do Movimento Familiar Cristão), desenvolvendo atividades de sociabilização com famílias em situação de risco na escola João Severiano da Fonseca.
Linha de atuação: “Como professora aposentada, e porque creio na família, quero contribuir como conselheira tutelar, na construção de uma sociedade mais justa, feliz, harmoniosa e humana. Sendo educadora e promotora do bem comum. Hoje, em meio a tantas sombras que se abatem sobre nossas famílias, pergunta-se: é possível ainda reconstruir esta célula da sociedade? Acredito que sim, procurando o caminho do diálogo, da tolerância e, acima de tudo, muito amor. Lutando e defendendo os direitos da criança e do adolescente, procurando trabalhar em rede, valorizando desta maneira a função do conselheiro e criando ambientes com atividades socioeducativas”.

(Fonte: Jornal Minuano Online)

Hoje conheça mais três dos 14 candidatos ao Conselho Tutelar

Everaldo Cruz

Lia Marinho

Veraci Hernandez

- Candidata: Veraci Hernandez
- Formação: Professora, com licenciatura em Pedagogia. Educadora na Cidade dos Meninos por quatro anos, na Casa do Adolescente por dois anos. De 1997 a 2010, atuou na Alfabetização de Jovens e Adultos, e na Ação Social com cursos profissionalizantes.

- Linha de atuação: “Pretendo cumprir um trabalho com comprometimento, zelando pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, baseado no ECA. Para melhorar a atual situação, é necessário que seja realizado um levantamento intersetorial com participação de órgãos públicos competentes, como as secretarias de Ação Social, Educação e Saúde, em uma ação de esforços conjuntos voltados ao atendimento de crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social. Proporcionar a elas escola em tempo integral, assim como para suas famílias, uma oportunidade de emprego e renda capaz de elevar a autoestima e melhoria na qualidade de vida. A realização de cursos profissionalizantes aos pais e estimulação de cooperativas de trabalhos coletivos, com isenção fiscal por parte do município, e incentivo na estruturação documental, onde os encargos atualmente são onerosos e fora da realidade local. Família bem estruturada é criança bem educada”. 


- Candidata: Lia Marinho
- Formação: Professora de Educação Física. Atualmente, assessora parlamentar no Gabinete da vereadora Adriana Lara. Ex-coordenadora dos programas Agente Jovem, voltado aos adolescentes em vulnerabilidade social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com crianças em situação de risco que exerciam atividades insalubres e o Projeto Patrulha da Cidadania, de abordagem para as crianças e adolescentes, desacompanhados nas ruas da cidade. 
- Linha de atuação: “É preciso ter um olhar atento para trabalhar na prevenção com os serviços oferecidos na rede, buscando sempre interagir com a comunidade bajeense, as escolas e entidades locais, fazendo com que o Conselho Tutelar não seja apenas um órgão, visto por alguns, como punitivo para as famílias, e sim como um órgão que trabalha para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes e suas famílias. Para isto, é preciso identificar os fatores que podem levar as crianças e adolescentes a situações de risco, violência, negligência e atos infracionais e transformarmos essa realidade para garantirmos a proteção integral, em conjunto com suas famílias”.



- Candidato: Everaldo Cruz
- Formação: Trabalhou com crianças na área esportiva. Foi voluntário em projetos voltados para crianças e adolescentes. Atuou como conselheiro suplente no ano de 2010.
- Linha de atuação: “Tenho um olhar voltado para tudo que envolva as crianças e adolescentes em áreas com condições sociais mais vulneráveis ao descumprimento do ECA. Se eleito, quero dar continuidade ao trabalho que desenvolvi durante o tempo que estive no Conselho, onde atuei em conjunto com os órgãos de segurança e toda a rede de proteção. Meu projeto é trabalhar e me dedicar cada vez mais para proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes”.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Conheça os candidatos

Conheça hoje mais três candidatas às vagas do Conselho Tutelar
Entrevistas
 
Claudete Brasil

Cleide Cimirro

Renata Lopes

- Candidata: Renata Lopes
- Formação: Estudante de Psicologia. Atua há 12 anos na área da Saúde, primeiro como agente comunitária de saúde e, atualmente, como monitora do programa Primeira Infância Melhor (PIM).
- Linha de atuação: “Trabalho com desenvolvimento infantil em áreas de vulnerabilidade social, portanto conheço a realidade local. Quero mudar a visão que a comunidade tem do Conselho, de órgão punidor para instituição de proteção, baseado no ECA, com amparo para as crianças e adolescentes. Desejo promover uma aproximação maior entre escola, conselho e comunidade”.

- Candidata: Cleide Rolim da Silva
- Formação: Professora, formada em Estudos Sociais e Ciências Sociais, com habilitação em História, Geografia e Sociologia. Foi conselheira tutelar durante 11 anos, em três mandatos. 
- Linha de atuação: “Prezo o olhar atento a toda forma de violação de direito de crianças e adolescentes, retirando-as da situação de risco em que as mesmas se encontram com base na lei do Estatuto da Criança e do Adolescente. Se eleita, pretendo proporcionar mecanismos de integração da rede de atendimento, onde se possa identificar a violação de direito na sua origem e afastar o mais breve possível a infante do agressor, atuar de maneira eficaz na prevenção e incentivar a implantação de projetos na área da infância”. 

- Candidata: Claudete Carrion Brasil
- Formação: Professora, técnica em contabilidade, atendente de berçário. Já atua como conselheira tutelar.
- Linha de atuação: “Se reeleita, vou seguir com o trabalho que já venho fazendo no Conselho. Para que nosso país cresça e melhore, o primeiro passo é educarmos e cuidarmos de nossas crianças. Enquanto conselheira, prezei pela capacitação com enfoque na área voltada às crianças e aos adolescentes. Agora, quero seguir o comprometimento com o trabalho, acompanhar mais de perto os casos apresentados no Conselho, amparando tanto a criança ou adolescente quanto as famílias. Somos conselheiros 24 horas por dia”.

(Fonte: Jornal Minuano online)