terça-feira, 27 de dezembro de 2011

INFORMATIVO

     O  COMDICA de Bagé avisa a todas as entidades cadastradas e também interessadas que nos meses de janeiro e fevereiro de 2012 não haverá reunião ordínária, tendo em vista que o Regimento prevê recesso neste período. A primeira reunião ordinária realizar-se-a no dia 13 de março, podendo haver alteração nesta data.
    Solicitamos, porém, a todas as Entidades cadastradas entrarem em contato, a fim de renovação de cadastro.

   Por fim,  o COMDICA de Bagé deseja um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO a toda a família Bageense.


              Mislaine Rodrigues
                  Presidente

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONSELHEIROS ELEITOS

No dia 27 de novembro, foram eleitos os seguintes Conselheiros Tutelares para o triênio 2012-2014:
- Vera Lúcia Brião;
- Maria Cristina Tarouco Nunes;
- Cleide Rolim Cimirro;
- Profª Ana Maria;
- Suzete Vieira Lara Martins;
Os demais permanecerão na suplência, sendo o primeiro suplente a pessoa de Everaldo Cruz.

Comissão Eleitoral.

sábado, 26 de novembro de 2011

AMANHÃ É DIA DE ELEIÇÃO

      Amanhã, então, será o dia de elegermos os candidatos que atuarão no Conselho Tutelar pelo triênio de 2012 a 2014. Os locais de votação estão em postagens mais antigas neste blog. NÃO ESQUEÇA de levar sua carteira de identidade e o título eleitoral para poder votar. As eleições encerram-se às 17h.
     Aos candidatos, está fechada a propaganda eleitoral, já é sabido, e é proibido carregar eleitores. Qualquer denúncia pode ser feita à Comissão Eleitoral, por escrito, juntando-se as provas, se houverem. 

Agradecemos e façam desta eleição um exercício de cidadania, respeito e colaboração para um futuro melhor aos nossos filhos, netos, sobrinhos, afilhados, enfim, às nossas crianças!

COMDICA BAGÉ. 

candidatos ao Conselho Tutelar

Angela Pereira

Profº Tierro

Maria Luiza B. Leite

Vera Brião


- Candidata: Ângela Amaral Pereira

- Formação profissional: Psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia pela Urcamp. Atuou no Centro Mathilde Fayad, CRAS e Creas.
- Linha de atuação: “Lutar pelos direitos da criança e do adolescente, no sentido de que os mesmos sejam prioridade na agenda política dos governos, e sejam respeitados e compreendidos como protagonistas de uma nova sociedade. Tenho como principal objetivo desenvolver ações para despertar a consciência de que o desrespeito, omissão e maus-tratos à criança e ao adolescente, constituem um obstáculo inaceitável em uma sociedade moderna que deve zelar pelo futuro dos seus. Já é tempo de entendermos a importância que há na grande missão, que é cuidar de nossas crianças e adolescentes. É na importância deste agente (o conselheiro tutelar), que me motivo a enfrentar o desafio de dedicar-me por inteiro a defesa destas pessoas, que merecem toda a nossa atenção, seja pelo básico preceito do respeito a vida humana, seja pela complexidade da mudança desta dura realidade social que nos assola. Estou pronta e anseio pela chance de fazer a diferença neste processo”. 




- Candidato: Antônio Ferreira (Professor Tierro)
- Formação profissional: Professor de Educação Física. Foi coordenador de Núcleo do Programa Esporte e Lazer entre 2006 e 2010. Atualmente atua na Escolinha de Futsal Justino Quintana.
- Linha de atuação: “Pretendo fazer com que o conselho tutelar tenha maior atuação no que se diz respeito à criança e ao adolescente, fazendo valer todos seus direitos e, principalmente, seus deveres. Proponho um conselho mais atuante, que não seja presente somente nas ocorrências e sim como forma de prevenção no trato com a criança e o adolescente”.




- Candidata: Vera Brião
- Formação profissional: Pedagoga. Participou da Pastoral da Criança DE 1996 a 2002. Integrou a coordenação da Pastoral do Menor, em Porto Alegre, durante três anos. Foi educadora do Move (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).
- Linha de atuação: “Proponho projetos curriculares, resgatando as crianças e os adolescentes em vulnerabilidade social para que, no horário inverso da escola, crianças e adolescentes possam ter atividades pedagógicas. Encaminhar projetos para a Secretaria de Educação, para incentivar as crianças e adolescentes a descobrir suas potencialidades. Implementar parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social para um atendimento mais abrangente junto às famílias das crianças e adolescentes do município, além de criar oficinas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. O cidadão do futuro é o que formamos no presente”. 




- Candidata: Maria Luiza Brignol Leite
- Formação: Professora, formada em Educação Física. Atuou na escola Espírito Santo, na rede municipal de ensino como alfabetizadora de jovens e adultos, na rede estadual nas escolas Félix Contreiras Rodrigues e Arthur Damé. Foi a primeira diretora da escola Leopoldo Mairon (CAIC). Atualmente trabalha como voluntária na Escola para Pais (do Movimento Familiar Cristão), desenvolvendo atividades de sociabilização com famílias em situação de risco na escola João Severiano da Fonseca.
Linha de atuação: “Como professora aposentada, e porque creio na família, quero contribuir como conselheira tutelar, na construção de uma sociedade mais justa, feliz, harmoniosa e humana. Sendo educadora e promotora do bem comum. Hoje, em meio a tantas sombras que se abatem sobre nossas famílias, pergunta-se: é possível ainda reconstruir esta célula da sociedade? Acredito que sim, procurando o caminho do diálogo, da tolerância e, acima de tudo, muito amor. Lutando e defendendo os direitos da criança e do adolescente, procurando trabalhar em rede, valorizando desta maneira a função do conselheiro e criando ambientes com atividades socioeducativas”.

(Fonte: Jornal Minuano Online)

Hoje conheça mais três dos 14 candidatos ao Conselho Tutelar

Everaldo Cruz

Lia Marinho

Veraci Hernandez

- Candidata: Veraci Hernandez
- Formação: Professora, com licenciatura em Pedagogia. Educadora na Cidade dos Meninos por quatro anos, na Casa do Adolescente por dois anos. De 1997 a 2010, atuou na Alfabetização de Jovens e Adultos, e na Ação Social com cursos profissionalizantes.

- Linha de atuação: “Pretendo cumprir um trabalho com comprometimento, zelando pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, baseado no ECA. Para melhorar a atual situação, é necessário que seja realizado um levantamento intersetorial com participação de órgãos públicos competentes, como as secretarias de Ação Social, Educação e Saúde, em uma ação de esforços conjuntos voltados ao atendimento de crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social. Proporcionar a elas escola em tempo integral, assim como para suas famílias, uma oportunidade de emprego e renda capaz de elevar a autoestima e melhoria na qualidade de vida. A realização de cursos profissionalizantes aos pais e estimulação de cooperativas de trabalhos coletivos, com isenção fiscal por parte do município, e incentivo na estruturação documental, onde os encargos atualmente são onerosos e fora da realidade local. Família bem estruturada é criança bem educada”. 


- Candidata: Lia Marinho
- Formação: Professora de Educação Física. Atualmente, assessora parlamentar no Gabinete da vereadora Adriana Lara. Ex-coordenadora dos programas Agente Jovem, voltado aos adolescentes em vulnerabilidade social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com crianças em situação de risco que exerciam atividades insalubres e o Projeto Patrulha da Cidadania, de abordagem para as crianças e adolescentes, desacompanhados nas ruas da cidade. 
- Linha de atuação: “É preciso ter um olhar atento para trabalhar na prevenção com os serviços oferecidos na rede, buscando sempre interagir com a comunidade bajeense, as escolas e entidades locais, fazendo com que o Conselho Tutelar não seja apenas um órgão, visto por alguns, como punitivo para as famílias, e sim como um órgão que trabalha para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes e suas famílias. Para isto, é preciso identificar os fatores que podem levar as crianças e adolescentes a situações de risco, violência, negligência e atos infracionais e transformarmos essa realidade para garantirmos a proteção integral, em conjunto com suas famílias”.



- Candidato: Everaldo Cruz
- Formação: Trabalhou com crianças na área esportiva. Foi voluntário em projetos voltados para crianças e adolescentes. Atuou como conselheiro suplente no ano de 2010.
- Linha de atuação: “Tenho um olhar voltado para tudo que envolva as crianças e adolescentes em áreas com condições sociais mais vulneráveis ao descumprimento do ECA. Se eleito, quero dar continuidade ao trabalho que desenvolvi durante o tempo que estive no Conselho, onde atuei em conjunto com os órgãos de segurança e toda a rede de proteção. Meu projeto é trabalhar e me dedicar cada vez mais para proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes”.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Conheça os candidatos

Conheça hoje mais três candidatas às vagas do Conselho Tutelar
Entrevistas
 
Claudete Brasil

Cleide Cimirro

Renata Lopes

- Candidata: Renata Lopes
- Formação: Estudante de Psicologia. Atua há 12 anos na área da Saúde, primeiro como agente comunitária de saúde e, atualmente, como monitora do programa Primeira Infância Melhor (PIM).
- Linha de atuação: “Trabalho com desenvolvimento infantil em áreas de vulnerabilidade social, portanto conheço a realidade local. Quero mudar a visão que a comunidade tem do Conselho, de órgão punidor para instituição de proteção, baseado no ECA, com amparo para as crianças e adolescentes. Desejo promover uma aproximação maior entre escola, conselho e comunidade”.

- Candidata: Cleide Rolim da Silva
- Formação: Professora, formada em Estudos Sociais e Ciências Sociais, com habilitação em História, Geografia e Sociologia. Foi conselheira tutelar durante 11 anos, em três mandatos. 
- Linha de atuação: “Prezo o olhar atento a toda forma de violação de direito de crianças e adolescentes, retirando-as da situação de risco em que as mesmas se encontram com base na lei do Estatuto da Criança e do Adolescente. Se eleita, pretendo proporcionar mecanismos de integração da rede de atendimento, onde se possa identificar a violação de direito na sua origem e afastar o mais breve possível a infante do agressor, atuar de maneira eficaz na prevenção e incentivar a implantação de projetos na área da infância”. 

- Candidata: Claudete Carrion Brasil
- Formação: Professora, técnica em contabilidade, atendente de berçário. Já atua como conselheira tutelar.
- Linha de atuação: “Se reeleita, vou seguir com o trabalho que já venho fazendo no Conselho. Para que nosso país cresça e melhore, o primeiro passo é educarmos e cuidarmos de nossas crianças. Enquanto conselheira, prezei pela capacitação com enfoque na área voltada às crianças e aos adolescentes. Agora, quero seguir o comprometimento com o trabalho, acompanhar mais de perto os casos apresentados no Conselho, amparando tanto a criança ou adolescente quanto as famílias. Somos conselheiros 24 horas por dia”.

(Fonte: Jornal Minuano online)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conheça os candidatos

Maria Cristina Mendes Tarouco
 - Candidata: Maria Cristina Tarouco Nunes
- Formação: Professora. Atua como conselheira tutelar desde 2009.
- Sobre a linha de atuação: "Pretendo dar continuidade ao trabalho já desempenhado no colegiado do Conselho, sempre atuando em defesa e respeito à criança e ao adolescente. Manter o nível de qualificação profissional para melhor atuar no sentido de encaminhar soluções para os problemas apresentados diariamente ao órgão, sempre defendendo o direito da criança e adolescente, assim como o de seus familiares".

- Candidato: Marcos Belchior
- Formação: Técnico em Administração de Empresas. Desde 2009 atua como conselheiro tutelar de Bagé. Formado em Teologia, é pastor evangélico e fundador da Associação Ministério da Valorização Humana.
- Linha de atuação: "Vou dar continuidade ao trabalho que já venho desenvolvendo no Conselho Tutelar com comprometimento na defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes vítimas. Para isso, tenciono criar parcerias ainda mais fortes com a rede de proteção do município, estreitar envolvimento entre família, escola e Conselho e participar do desenvolvimento de políticas públicas para amparar crianças, adolescentes e núcleo familiar. Além disso, pretendo lutar pela criação de um centro de tratamento especializado com internação para jovens vítimas do consumo de drogas".




- Candidata: Suzete Vieira Lara
- Formação: Técnica em Contabilidade. Atua como monitora na Casa da Menina.
- Linha de atuação: "Pretendo seguir uma linha de trabalho baseada na prevenção de fatos que venham trazer algum tipo de prejuízo ao crescimento e desenvolvimento da criança ou adolescente. O trabalho desenvolvido por um conselheiro tutelar não deve ser apenas no sentido de garantir a proteção no momento da violação da garantia dos direitos, mas principalmente, os inibindo através do resgate do seio familiar, dos valores sociais extraviados, do afeto e do amor. Acredito que possamos dirimir os problemas locais que envolvem nossas crianças e adolescentes buscando, junto à família, instituições educacionais e todos os órgãos responsáveis, a aplicação de programas sociais e vigilância permanente".

Fonte: Minuano on line. 

domingo, 30 de outubro de 2011

Relação das Secções Eleitorais CT 2011

Relação das Secções Eleitorais CT 2011


Escola José Otavio: 06, 103, 133, 180, 248, 265

Escola Félix Contreiras Rodrigues:
Escola Félix:  22, 93, 111, 139, 165, 183, 204, 232, 280, 328
Sagrada Família: 184, 228, 292
Escola da Mascarenhas: 44, 110, 154
Escola André Leon Puente-Piraí: 63
Escola Reni Colares: 21, 122, 182, 249, 295, 314, 318.

Escola Bidart:
Urcamp: 5, 91, 100, 121, 141, 157, 179, 193, 219, 234, 256
AABB: 23, 102, 146, 190, 242, 261, 299, 340
Escola Silveira Martins: 9, 106, 135, 172, 200, 243, 338
Corujão: 58, 143, 222

Clube Caixeiral:
Clube Caixeiral: 18, 45, 52, 112, 168, 225, 300
Prefeitura da Osório: 15, 40, 59, 71, 119, 155, 211, 259
Colégio Espirito Santo: 12, 136, 202
Colégio Auxiliadora: 16, 43, 54, 114, 166, 209, 260
Escola Carlos Kluwe: 2, 51, 123, 185, 257
Clube Comercial: 17, 50, 65, 96, 132, 167, 178, 195, 231
Escola Geteco: 14, 19, 151, 212, 213
Centro Administrativo: 7, 41, 89, 109, 137, 161, 187, 194, 240
Centro de convívio: 349

Escola Tamandaré (Praça das Carretas):
Escola Tamandaré: 1, 101, 287, 326
Escola Dr. Pena (Salgado Filho): 62, 115, 336
Escola Manoela Telteroit (Melanie Granier): 69, 250
Colégio Bradesco: 3, 10, 134, 142, 144, 159, 170, 210, 223, 227, 252

Centro Social Urbano:
Centro Social Urbano: 4, 99, 128, 169, 186, 203, 238, 288
Escola Martinho Saraiva (Cicade): 73
Escola São Judas Tadeu: 13, 105, 125, 177, 217
Parque da Rural: 20, 117, 160, 215, 279, 335
Escola Julinha Taborda: 46, 116, 156, 199, 233
Escola Darci Azambuja: 11, 126, 205, 275, 312, 350
Escola Ciep: 32, 131, 181, 247
Escola Valdemar Machado: 8, 124, 173, 221, 271, 293, 340
Escola Ana Móglia (Santa Tereza): 81
Escola Carlos Mário Silveira (Prado Velho)- 278, 302, 317, 351
Escola Maria de Lurdes Molina (Morgado Rosa): 342

Colégio Monsenhor Constábile Hipólito:
Colégio Monsenhor Constábile Hipólito: 24, 163, 258
Clube Recreativo: 34, 140, 207
Escola Frei Plácido: 35, 95, 120, 147, 174, 196, 226, 286, 339
Escola Justino Quintana: 33, 98, 127, 162, 197, 237, 294, 329
Escola Melanie Granier: 27, 37, 39, 138, 206
Escola Visconde Ribeiro Magalhães: 68, 148, 220
Escola João Severiano (C. Alves): 31, 192, 324

Kalil A Kalil (Stand):
Kalil A Kalil: 48, 88, 130, 201, 268, 313, 325

Colégio São Pedro:
Colégio São Pedro: 29, 90 , 92, 94, 107, 118, 296, 309, 344
Escola Luiz Mércio Teixeira: 36, 113, 158, 216, 343
Escola Frederico Petruzzi: 49, 104, 152, 189, 239
Escola Edson Cerezer: 188, 198, 214, 224, 244, 251, 263, 298, 331
Escola Mário Quintana: 347
Escola Padre Aquino Rocha: 346
CTG do Daer: 129, 145, 153, 164, 176, 337
Campus Rural Urcamp: 56
Escola Simões Pires (Coxilha das Flores): 72, 80
Escola Creuza Giorgis (Ivo Ferronato): 334
Escola Cândido Bastos: 61, 245, 333

*Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria do COMDICA, pelo telefone 32423124. 

Candidatos ao Conselho concluem curso..

Os candidatos ao Conselho Tutelar concluiram, nesta semana que passou, o curso de capacitação, que esteve a cargo da URCAMP. Em seguida, os candidatos foram submetidos a avaliação psicológico, o qual também esteve a cargo daquela instituição.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COMEÇA HOJE O CURSO DE CAPACITAÇÃO

      Atenção candidatos a eleição para o Conselho Tutelar: começa hoje o curso de capacitação para Conselheiros Tutelares de Bagé. A URCAMP  é a entidade responsável pela capacitação e o curso ocorrerá no colégio São Pedro. O início está marcado para as 19h e o término para as 22h30m. O cronograma do curso é o seguinte:
Dia 10/10: conduta de acolhimento à vítima e a ética do profissional - Palestrante: Prof. Suzana Curi Jorge;
Dia 10/10 (2º período): Abordagens à drogadição em crianças e adolescentes. Palestrante: Polícia civil;
Dia 11/10: Conselheiro Tutelar e a mediação de Conflitos - Palestrante: Prof. Lourdes Helena Martins;
Dia 12/10: Desenvolvimento da criança e do Adolescente - Palestrante: Prof. Adriana Burns;
Dia 12/10 (2º período): Abuso Sexual e o perfil do abusador - Palestrante: Prof. Adriana Fialho;
Dia 13/10: O bullyng: aspectos relevantes na sua abordagem - Palestrante: Prof. Cláudia Corral
Dia 13/10 (2º período): Os papéis sociais na família/pais e filhos - Palestrante: Prof. Adriana Burns;
Dia 13/10 (3º período): A família como instituição social. Palestrante: Prof. Nubia Zuliani;
dia 14/10: Crime previstos no ECA, crimes contra criança e adolescnte e crimes praticados pelo Conselheiro Tutelar - Palestrante: Prof. Rogério Cunha;
Dia 15/10: A prática do ato infracional e as medidas preventivas e sócio-educativas - Palestrante: Prof. Rogério Cunha;
dia 15/10 (2º período): A criança e do adolescente no ECA - Dtos fundamentais da C e do Ad. - Palestrante: Prof. Lourdes Helena Martins;
Dia 15/10 (3º período): Crianças e Adolescentes em situação de Risco: aspectos legais e redes sociais no Município de Bagé - Palestrantes: Mislaine Rodrigues, Miriam Mathei e André Borba;
Dia 22/10: Avaliação escrita dos candidatos: conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Carga horária do curso: 32hs.
Maiores informações pelo celular 99751990.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

COMDICA ALERTA SOBRE CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA

   Os candidatos a uma vaga no Conselho Tutelar de Bagé devem prestar atenção sobre as normas da campanha eleitoral. 
  Ao receber a informação de que alguns já trabalhavam para cooptar eleitores, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) reuniu-se para tratar sobre a questão. O alerta é que a campanha realizada antes do dia 26 de outubro pode acarretar a desclassificação da disputa.
   A presidente do Comdica, Mislaine de Oliveira, destaca que a disputa eleitoral acontece em quatro etapas. A primeira foi o período para a entrega dos documentos que comprovassem as exigências burocráticas. A segunda trata de uma avaliação psicológica individual e deve ocorrer até o fim de setembro. "Frisa-se que a avaliação psicológica tem caráter eliminatório e o candidato que não obtiver perfil psicológico favorável não poderá prosseguir no certame", explica Mislaine.
   No entanto, a terceira etapa também precisa ser realizada antes da abertura da campanha eleitoral. Os candidatos precisam participar de um curso de capacitação de 40 horas na Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Após haverá aplicação de teste de aproveitamento, com posterior publicação do percentual de presenças e notas de cada candidato.
   Mislaine explica que a capacitação compreende matérias referentes à abordagem de crianças e adolescente vítimas de violência, bullying, sintomatologia de maus tratos e outros delitos. Ao término do mês de outubro, a partir do dia 26, inicia a campanha eleitoral, com possibilidade de entrevista coletiva de todos os candidatos aprovados para o pleito, bem como distribuição de santinhos em tamanhos regulados pelo Comdica. "Alertamos que, até o dia 26 de outubro, nenhum pré-candidato poderá iniciar sua campanha, sob pena de cassação de sua inscrição", informa a presidente. 
 
(Fonte: Jornal Minuano - 23/09/2011)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RECURSOS DEFERIDOS..

Lista oficial dos candidatos que tiveram seus recursos deferidos:

* Cleide Rolim da Silva Cimirro
*Renata Conceição Lopes Ojeda
*Lia Marinho Neves
*Ana Maria do Couto Ferreira
*Vera Lucia da Silva Brião
* Antônio Eliseu R. Ferreira
* Claudete Carrion
*Maria Cristina Mendes Tarouco
*Marcos Aurelio Gonçalves Belchior
*Suzete Vieira Lara Martins
*Veraci Hernandes Machado Brião
*Everaldo Cruz
*Ângela Amaral Pereira
*Jucleia Santana Ribeiro
*Maria Luisa R. Brignol Leite

Mislaine Rodrigues
Presidente do COMDICA - Bagé/RS

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RECURSOS..

           A Diretoria do COMDICA reuniu-se mais uma vez na tarde de hoje para tratar das eleições ao Conselho Tutelar. Dessa vez foi para efetuar o julgamento dos recursos impetrados pelos candidatos que tiveram suas inscrições não homologadas. Ao todo foram 31 candidatos. O resultado do julgamento encontra-se disponível na Sede do COMDICA, a partir de amanhã. Dos 31 candidatos, apenas oito tiveram seus recursos deferidos. O COMDICA estendeu o prazo de recurso até às 17h do dia 08 do mês em curso, quando então se encerrarão em definitivo qualquer possibilidade de recorrer. A maior dificuldade está nos atestados das entidades cadastradas no COMDICA. A Lei exige que além da comprovação do efetivo trabalho com criança e adolescente, pelo prazo mínimo de dois anos,  o candidato apresente três atestados de entidades cadastradas no COMDICA. O candidato pode, ainda, apresentar um atestado do MP ou do Poder Judiciário no lugar dos atestados antes referidos. Por sua vez, a entidade cadastrada no COMDICA deve atestar que conhece o trabalho daquele candidato e este, deve ser em caráter EFETIVO, não podendo ser um trabalho eventual ou casual. 
          A Diretoria do COMDICA já deixou, à disposição dos interessados, um modelo do atestado a ser apresentado pelo candidato, a fim de ter seu recurso deferido. 
          O COMDICA terá atendimento, amanhã, dia 06 de setembro, até às 11h30m, e na quinta-feira, dia 08, de manhã, das 09h até as 11h30m, e na tarde, das 14h às 17h. Após, haverá o julgamento final dos recursos. 
          Maiores informações pelo telefone (53)32423124. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COMDICA NÃO HOMOLOGA INSCRIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR

MISLAINE: "não leram o conteúdo da resolução entregue" 

  Ao todo foram 31 inscritos para participar do pleito, porém, depois da análise da comissão eleitoral do conselho de direitos, nenhuma das candidaturas foi homologada. O problema ocorreu na falta de documentos que comprovem os pré-requisitos exigidos para o cargo. Na tarde de ontem, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), foi fixada a lista de todos os candidatos com pendências, assim como foi disponibilizada para cada um a notificação que contém os itens em falta. O prazo para o recurso se esgota às 11h30min do dia 2 de setembro. Conforme explica a presidente do Comdica, Mislaine de Oliveira Rodrigues, todos os interessados receberam previamente uma cópia da resolução que traz todas as exigências da eleição, "não leram o conteúdo", opina. Entre as exigências pendentes, há uma que foi unânime para todos, que é a falta do comprovante de efetivo trabalho com crianças ou adolescentes, pelo período mínimo de dois anos, atestado pelo Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, ou por três entidades cadastradas no Comdica. Mislaine esclarece que o candidato que até o prazo não levar a documentação pendente, estará automaticamente fora da disputa. Até o dia 4 de setembro, uma nova lista será fixada na sede, na qual as candidaturas homologadas estarão presentes para consulta. O próximo passo será a realização das avaliações psicológicas e curso, com previsões de ocorrer em setembro e outubro, respectivamente.
(Fonte: Jornal Minuano - 24/08/11)

EDITORIAL JORNAL MINUANO 24 DE AGOSTO

Atenção com o menor (Por Glauber Pereira)
      O fato de os 31 candidatos terem negada a homologação de inscrição para as respectivas candidaturas soa um alarme preocupante 
      Salvo melhor desempenho aguardado para o decorrer do tempo, as perspectivas quanto à composição do novo quadro de conselheiros tutelares de Bagé atrai um inegável ceticismo. A começar de uma polêmica gerada em torno de uma exigência legal de preparação para o trato com menores, a questão envia alertas importantes que merecem uma releitura dos últimos acontecimentos. O fato de os 31 candidatos terem negada a homologação de inscrição para as respectivas candidaturas soa um alarme preocupante e que parece comprovar a preocupação contida em lei que foi aprovada e depois modificada na Câmara Municipal.
     Em 2010, prevendo que os conselheiros tutelares deveriam apresentar experiência e preparo técnico para cuidar de conflitos envolvendo menores, seja por carência, seja por infrações, uma lei foi aprovada na Câmara de Vereadores. Nela, exigia-se um teste capaz de comprovar que os candidatos seriam aptos ao cargo. À época, os atuais conselheiros, alguns se preparando para uma reeleição, discutiram com os vereadores que tal exigência era ou desnecessária ou inviável. Mesmo contrariados pelo próprio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – o Comdica – os vereadores atenderam à demanda dos tutelares e voltaram atrás na lei que exigia a prova. Em vez disso prometeram que um curso seria oferecido aos novos conselheiros tutelares após as eleições.
   A preocupação do Comdica seria a de que a atividade de intermediação entre menores, suas famílias e, às vezes, até o aparato policial/judicial, envolve questões de alta especificidade. Tal característica exigiria melhor preparação sob risco de prejuízos incalculáveis. Pois bem, que segurança oferece à comunidade a notícia de que 31 candidatos ao conselho tenham tido suas inscrições não homologadas em função de erro na leitura ou falha na apresentação de requisitos básicos para a concorrência? Ou o caso se justifica em algum processo de comunicação mal elaborado ou o grupo de candidatos deve realmente passar por uma triagem mais criteriosa. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ENTIDADES CADASTRADAS NO COMDICA

As entidades cadastradas no COMDICA, até o presente momento, são as seguintes:

- União Espírita Bageense;
- CTG Pampa e Minuano;
- CTG Sentinela da Fronteira;
- APAE;
- PROCIBA;
- ACIBA;
- Pastoral da Criança;
- Colégio São Benedito;
- URCAMP;
- ISPEA;
- Brigada Militar;
- Polícia Civil;
- Escola Nossa Senhora Auxiliadora;
- Creche Pequenino Vicente de Paulo;
- SMED;
- SMTAS;
- SMOV;
- 13ª CRE;
- 7ª. CRS;
- SMSMA;
- SMJEL;
- Igreja Católica;
- Igreja do Ministério Internacional da Valorização Humana;
- CIEE;
- Corpo de Bombeiros;
- Santa Casa de Caridade;
- Exército.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS DOCUMENTOS

      Pessoal, saiu o resultado da avaliação dos documentos apresentados pelos pré-candidatos ao Conselho Tutelar. A partir de amanhã, dia 23 de agosto, a decisão estará à disposição dos interessados. O prazo para recurso inicia amanhã, às 14hs e encerra no dia 02 de setembro. Maiores informações amanhã, na Sede do COMDICA, à partir das 14hs.
        Mas atenção: somente amanhã, dia 23 de agosto, é que o COMDICA estará atendendo à tarde. Nos demais dias o atendimento será apenas pela manhã, das 08h30m às 11h30m. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ENCERRAM-SE AMANHÃ AS INCRIÇÕES

               As inscrições para os candidatos iniciaram no último dia 8, e encerram amanhã. Para concorrer a uma vaga de conselheiro, o interessado deve ter idade superior a 21 anos, apresentar fotocópia da certidão de nascimento ou casamento e carteira de identidade. Cópia de comprovante de residência em Bagé, com tempo de moradia de, no mínimo, um ano. Comprovante de conclusão do Ensino Médio, documento que comprove o mínimo de dois anos de trabalho efetivo com crianças e adolescentes atestado pelo Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude ou por três entidades cadastradas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Também é necessário apresentar certidão negativa cível e criminal das esferas estadual e federal, antecedentes policiais e uma fotografia 3x4 atual.
             Conforme explica a presidente do Comdica, Mislaine Rodrigues, as atribuições dos conselheiros são previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo dois, artigo 136, que prevê o atendimento a crianças e adolescentes, assim como aos pais ou responsáveis. Promovendo a execução de suas decisões, podendo para tanto requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, e representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações. Entre outras atribuições, também é previsto: encaminhamentos ao Ministério Público de notícias de fatos que constituam infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente, assim como conduzir à autoridade judiciária os casos de sua competência e providenciar a medida estabelecida.

Os candidatos
            Até a manhã de ontem haviam 15 candidatos inscritos ao cargo. Mislaine esclarece que o prazo encerra às 11h30min de sexta-feira sem exceções. Após o término, os candidatos passarão por uma avaliação da comissão eleitoral do conselho de direitos, que analisará se todos preenchem os requisitos determinados. A Promotoria Pública de Infância e Juventude junto com o Comdica apreciarão os nomes dos inscritos, para validar a candidatura. A nominata final será publicada até o dia 25 de agosto no mural do Comdica. Do indeferimento preliminar cabe recurso à comissão eleitoral. O curso de capacitação e a avaliação psicológica serão feitos na sequência, sem data programada. Os candidatos terão 60 dias para realizarem suas campanhas eleitorais. Todos os cidadãos estão aptos a votar no pleito, devendo apenas possuir título eleitoral e carteira de identidade. As inscrições para o cargo devem ser feitas na sede do Comdica, na rua Caetano Gonçalves, 1033, no turno da manhã, das 8h às 11h30min. O prédio é o mesmo onde funciona o Conselho Tutelar.
(Fonte: Jornal Minuano online.)

Mislaine Rodrigues - Presidente atual do COMDICA-BAGÉ/RS.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR

         Atenção: estão abertas as inscrições para o Conselho Tutelar triênio 2012/2014. As incrições devem ser feitas em formulário próprio, que pode ser obtido na Sede do COMDICA, ou pelo email contatocomdicabage@hotmail.com. Além de preencher o requerimento, o candidato tem que fornecer os seguintes documentos:
a) Certidão de nascimento ou casamento ou carteira de identidade (xerox);
b) Certidão forense negativa do crime e do cível, nas varas Federal e Estadual;
c) Comprovante de residência que demonstre tempo de, no mínimo, um ano de residência na cidade de Bagé;
d) Comprovante de conclusão do ensino médio;
e) Comprovante de efetivo trabalho com crianças e adolescentes, no mínimo de 02 anos, atestato pelo Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude ou por 03 entidades cadastradas no COMDICA;
f) Antecedentes policiais;
g) uma fotografia 3x4 atualizada.

Maiores informações na Sede do COMDICA.